Unidades de Conservação em MG estão mesmo seguras? Esse é o tema do quarto episódio do Escut.A, o podcast do Lei.A

Na prática, o que significa um lugar ser classificado como “Unidade de Conservação”? Por que eles continuam sendo explorados indevidamente? Entenda tudo no quarto episódio do Escut.A

Como o próprio nome já diz, “Unidades de Conservação” deveriam ser espaços onde os recursos naturais estão protegidos, certo? Mas todos os dias, nos chegam notícias e denúncias de áreas protegidas sofrendo interferências de indústrias, loteamentos imobiliários, mineração, descarte irregular de lixo, extrativismo ilegal, turismo predatório e muitas outras interferências que jamais poderiam ocorrer ali.

Então o que significa ser uma Unidade de Conservação se, na prática, elas

não estão tão protegidas assim? Por que isso acontece? A proteção legal garante a preservação ambiental de fato? 

Essas perguntas nos motivaram a produzir o quarto episódio do Escut.A, o podcast do Lei.A.

Você está na escuta? Então é só clicar aqui embaixo para entrar nessa com a gente:

No programa, você vai entender qual o papel do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado por meio da Lei 9.985, do ano 2000, e regulamentada pelo decreto 4.340, de 2002. Também vai conhecer as diferenças entre  “Unidades de Conservação de Proteção Integral” e as “Unidades de Conservação de Uso Sustentável”. 

Abordamos ainda diversos exemplos de como a legislação protetiva é desrespeitada e do porquê isso atenta contra direitos e de como a sociedade civil tem se organizado para impedir que a integridade do patrimônio natural coletivo seja colocada em risco. 

Para falar melhor sobre esses temas, conversamos com pessoas que acompanham de perto a trajetória de unidades de conservação como o Monumento Natural da Serra da Moeda, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e a Estação Ecológica de Fechos, todos na região Central de Minas Gerais e dentro do chamado Quadrilátero Ferrífero. 

Escut.A

O Escut.A é mais um produto de Comunicação Ambiental criado pelo Lei.A, dentro do projeto aprovado pela Plataforma Semente e apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A cada episódio, tratamos de temáticas ambientais de forma didática, leve e sem termos rebuscados. Eles são sempre divididos em três blocos, seguindo a metodologia criada pelo Lei.A do #conheça, #monitore e #aja.

Escute nossos outros programas! No primeiro episódio, falamos sobre o direito à comunicação. Já o segundo falou sobre reciclagem em período de pandemia. No terceiro, foi a vez de abordar a importância da proteção das nascentes do Rio das Velhas

Para sempre ser avisado sobre a chegada de um novo episódio, basta você cadastrar o nosso número de Whatsapp e mandar uma mensagem com seu nome. Assim, você nunca vai ficar sem escutar e ainda recebe nossos conteúdos em primeira mão. 

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *