Rompimento de barragem da Vale em Brumadinho atingiu Rio Paraopeba, um dos principais ponto de captação da cidade
Nós do Lei.A participamos, nesta semana, do Seminário “Água x Mineração”, promovido pelo Gabinete de Crise da Sociedade Civil, pelo Projeto Manuelzão e pelos subcomitês dos ribeirões Arrudas e do Onça, ambos pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
Durante o seminário, apresentamos nossa plataforma e falamos sobre a importância da Comunicação como ferramenta fundamental para que movimentos sociais e os cidadãos comuns possam se empoderar ainda mais na luta por avanços e contra retrocessos ambientais.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
#Conheça
BH sem água
Com cerca de 100 pessoas presentes, o evento na Câmara Municipal de Belo Horizonte contou com relatos de especialistas, integrantes de movimentos e moradores de regiões próximas a barragens de rejeitos. O alerta foi feito principalmente em relação à real possibilidade de desabastecimento de água na capital e sua região metropolitana. Um dos principais pontos de captação era exatamente no rio Paraopeba, diretamente atingido pelo rompimento completo de barragens da Vale, em Brumadinho.
#Monitore
Eu quero a serra viva
Fechando a nossa participação, exibimos novamente o documentário produzido pelo Lei.A sobre o avanço da mineração na Serra da Piedade, em Caeté, um território protegido por oito instrumentos de proteção ambiental, histórica e cultural. Escrevemos sobre esse tema em janeiro.
#Aja
Participação dos cidadãos
Acesse os sites dos parceiros do evento e, caso se identifique com alguns deles, faça contato e ajude a reverberar as ações.
– Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça
– Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas
– CPI das Barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte: Câmara Municipal de BH: (31) 3555-1122 | Gabinete do presidente da Câmara Edmar Branco: (31) 3555-1330 / 1207