“Partilhar”: Lei.A e Ministério Público de MG lançam filme sobre documentos históricos do período de escravidão em Paracatu

Obra faz parte do Programa de Digitalização de Documentos Históricos de Paracatu – Fase I, desenvolvido pelo Observatório Lei.A, via a Plataforma Semente 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A) lançaram filme que trata da descoberta de documentos raros sobre a escravidão em Paracatu, cidade da região Noroeste de Minas Gerais. “Partilhar” faz parte de um amplo programa desenvolvido pelo MPMG para democratizar o acesso a documentos referentes à escravidão na região de Paracatu na segunda metade do século XIX. 

O filme é também uma homenagem à história do músico e tabelião paracatuense, Adailton Silva, o Didi, titular do 1º Tabelionato de Notas de Paracatu. Ele conta sobre passagens de sua carreira artística e revela detalhes sobre o conteúdo de nove livros de registro por ele guardados que contêm poucas informações conhecidas e pouco valorizadas sobre a formação social e econômica da cidade no século XIX, quando ainda era praticada a escravidão.

Making of | Fotos: Alexandre Mota
Making of | Fotos: Alexandre Mota

“Partilhar” foi lançado em 28 de fevereiro na Câmara Municipal de Paracatu. O evento contou com a participação de moradores de Paracatu e de suas comunidades quilombolas, de vereadores, promotores de Justiça e representantes de diversas instituições culturais da cidade de Paracatu.

Cerimônia na Câmara Municipal de Paracatu | Fotos: Alexandre Mota

Participaram da mesa de cerimônia, a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Claudirene Rodrigues; a Promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Paracatu, Mariana Duarte Leão; o secretário municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu, Igor Araújo Diniz; o representante do Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A), Gustavo Nolasco; a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Chefe de Divisão da Igualdade Racial, Rosilene Bispo de Jesus e o homenageado, o músico e tabelião Adailton Silva, o “Didi”.

Cerimônia na Câmara Municipal de Paracatu | Fotos: Alexandre Mota
Cerimônia na Câmara Municipal de Paracatu | Fotos: Alexandre Mota
Cerimônia na Câmara Municipal de Paracatu | Fotos: Alexandre Mota

O filme faz parte da primeira fase do Projeto de Digitalização de Documentos Históricos da região de Paracatu, idealizado pela procuradora Mariana Duarte Leão, em parceria com a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o 1º Cartório de Notas de Paracatu e com a Coordenação de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público de Minas Gerais (Cimos/MPMG). Foi executado por meio da Plataforma Semente, com recursos da compensação ambiental destinados à Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

O objetivo do projeto é contribuir para a preservação, conservação e divulgação de informações que possam contribuir ainda mais para o estudo dessa nefasta passagem da história da humanidade que foi a escravidão. “Todos os nossos antepassados ​​estão envolvidos nessa história, e ela precisa ser mostrada para as pessoas, até de forma provocativa, e às vezes o Ministério Público tem o papel de lançar luz sobre isso”, diz a procuradora Mariana Duarte Leão.

O projeto foi executado pelo Observatório da Comunicação Ambiental (Lei.A), organização não governamental com a missão de usar a comunicação para capacitar a sociedade civil na busca pelo conhecimento como forma de monitorar e atuar contra os retrocessos e a favor da preservação ambiental avanços, sejam eles naturais ou culturais.

Além do filme “Partilhar”, a equipe do Lei.A digitalizou, catalogou e produziu um diagnóstico histórico-científico sobre os nove livros de registro do século 19 que estão guardados por Didi no 10º Cartório de Paracatu.

Confira o filme completo no Youtube do Lei.A:

Confira a galeria de fotos do lançamento:

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *