Você sabe quantos Bens Culturais protegidos existem na sua cidade?
Uma base de dados oficiais georreferenciados para reunir cerca de 4.000 bens culturais protegidos de Minas Gerais. Essa é a nova ferramenta que nós, do Lei.A Observatório, com apoio da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais, desenvolvemos e estamos disponibilizando para você. É a primeira ferramenta a reunir tanto os bens culturais protegidos em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em nível estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), quanto também os municipais.
Minas Gerais é o estado com o maior número de Patrimônios Culturais no Brasil, quando vão desde as famosas edificações do Barroco Mineiro, passando por imóveis de outros estilos de época e conjuntos arquitetônicos, e chegando a centenas de elementos histórico-artísticos de diversas etnias e o modo de fazer e saberes genuínos. Também é pioneiro em políticas públicas estaduais voltadas a incentivar os municípios a investirem em proteção, conservação e educação patrimonial. Trata-se do ICMS Patrimônio Cultural.
Clique aqui e acesse material didático sobre o ICMS Patrimônio Cultural
#conheça
Agora, com a ferramenta de pesquisa do Lei.A passamos a ter também uma visão espacial sobre como esses bens culturais estão espalhados pelas regiões do estado, bem como quais concentram o maior número deles.

#monitore
Pesquisa sobre os Patrimônios e as cidades de seu interesse
Mas se você quiser saber especificamente sobre um município de seu interesse, a ferramenta lhe dá a opção de pesquisar pelo nome da cidade. Uma curiosidade: a cidade de Contagem, que para muitos, se resume a um grande centro industrial, possui 20 patrimônios culturais, sendo três deles arqueológicos.

Tutorial
Se quiser já começar a sua própria pesquisa, assista esse vídeo tutorial e em seguida, acesse a plataforma www.leia.org.br
Cruzamento de dados
Essa é a primeira base de dados oficiais georreferenciados da plataforma do Lei.A voltado ao Meio Ambiente Cultural, mas nós já possuímos diversas outras relacionadas ao Meio Ambiente Natural. É possível encontrar, por exemplo, informações sobre barragens de rejeito, resíduos sólidos, outorgas de captação de água, incidência de incêndios, dentre outras.
#aja
A política mineira para o Meio Ambiente Cultural
Na plataforma do Lei.A também é possível pesquisar sobre quais deputados estaduais foram mais votados em cada município. Ou seja, se você quiser cobrar, sugerir ou buscar apoio na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para alguma ação e/ou projeto relacionado ao Patrimônio Cultural da sua cidade, basta acessar a plataforma e pegar os dados do representante máximo da sua cidade no Legislativo mineiro.
Por fim, também temos na plataforma uma seção com os Projetos de Lei (PLs) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais referentes ao Meio Ambiente Cultural.
Clique e acesse a pesquisa sobre os PLs com impacto no Meio Ambiente Cultural

1 Comment
Jaime Batista Ramos Ramos
A covardia coloca a questão: ‘É seguro?’
O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’
A etiqueta coloca a questão: ‘É elegante?’
Mas a consciência coloca a questão: ‘É correto?’
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta”
(Martin Luther King)