“Fotografar para preservar” é uma parceria do Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A) com a
Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Cultural (CPPC)
Premiações vão para as melhores fotos em três categorias: patrimônio material, imaterial e pontos turísticos de Minas Gerais


Nesta quinta-feira (20), o Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A) se junta à Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais (CPPC/MPMG) para lançar o concurso “Fotografar para preservar”. A ação é voltada para fotógrafos profissionais e amadores, premiando três fotos que tenham ligação com a temática do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e o Turismo em Minas Gerais. O tema pretende estimular os cidadãos a revelarem suas memórias, registrando objetos de sua própria história e da cidade onde vivem, fortalecendo o conceito de “patrimônio afetivo”. As inscrições vão de 21 a 31 de janeiro. O resultado com os vencedores será anunciado no dia 4 de fevereiro nos perfis do Lei.A e do CPPC/MPMG no Instagram.
O concurso se divide em três categorias:

Entenda a que se refere cada categoria
Bem cultural material protegido | bem móvel ou imóvel, situado no estado de Minas Gerais, tombado, inventariado ou que tenha seu valor cultural formalmente reconhecido, seja por ato administrativo, lei ou decisão judicial.
Bem cultural imaterial protegido | tradições e expressões orais; expressões artísticas; práticas sociais, rituais e atos festivos; técnicas artesanais tradicionais; conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo; que sejam parte integrante do patrimônio cultural de Minas Gerais, por meio de registro, inventário ou que tenham seu valor cultural formalmente reconhecido, seja por ato administrativo, lei ou decisão judicial.
Ponto cultural turístico e afetivo | imóvel, logradouro ou paisagem dos 853 municípios de Minas Gerais que tenham relevância para visitação pública, não havendo a obrigatoriedade de serem protegidos por lei.
Cada uma das categorias terá um vencedor. Entre os três vencedores das categorias, será eleito o vencedor geral, que ganhará um aparelho celular da marca Xaomi Rdmi10. Os demais vencedores ganharão um kit “live” composto de um tripé, uma luz e um microfone.
Quer saber qual patrimônio material e imaterial tem em sua cidade para você se inspirar? Acesse a plataforma do Lei.A com dados georreferenciados:

Se quiser o passo a passo de como usar a plataforma, confira o vídeo:
Para participar os interessados deverão:
1 – Enviar suas fotos para o e-mail do Observatório Lei.A (leia@leia.org.br), no período de 21 de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2022.
2 – Descrever a que se refere a fotografia e citar sua ligação com o local, objeto ou a manifestação cultural fotografada.
3 – Citar em qual das três categorias a fotografia se enquadra (1 – bens culturais materiais protegidos; 2 – bens culturais imateriais protegidos e 3 – pontos culturais, turísticos e afetivos das cidades mineiras)
4 – Identificar-se com nome, comprovante de CPF, número de telefone e conta pessoal do Instagram.

Uma Comissão Avaliadora será formada por fotógrafos profissionais com comprovada atuação no setor, além de membros da CPPC e do Lei.A . Os trabalhos do concurso serão avaliados dentro dos seguintes critérios: criatividade, qualidade estética, relevância e adequação ao tema proposto pelo concurso.
Todas as 3 fotografias premiadas serão publicadas nas redes sociais da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (@patrimoniocultural.mpmg) e do Observatório Lei.A (@leiaobservatorio).


Regulamento
Acesse a íntegra do regulamento do concurso “Fotografar para preservar”:
Participe! Compartilhe com quem também ama fotografar e preservar nossos patrimônios!