O direito a dizer NÃO aos empreendimentos predatórios – Esse é o tema do quinto episódio do Escut.A, o podcast do Lei.A

Até que ponto temos de aceitar a presença de megaempreendimentos predatórios na nossa vizinhança? Diante de contextos de injustiças socioambientais, você já parou para pensar sobre o “direito a dizer não” e a possibilidade de lutar por isso? 

A desigualdade no Brasil vai muito além da renda, dos direitos e das oportunidades. Ela se mostra também no abismo social quanto ao acesso, o uso e o controle dos bens naturais, como a água dos rios e o solo fértil.

É usina hidrelétrica que muda regime de águas e prejudica a vida dos ribeirinhos; é pulverização de agrotóxico em grandes propriedades que atinge as roças da agricultura familiar; mineradoras que matam uma bacia hidrográfica inteira e voltam a operar no mesmo local, enquanto quem depende da água contaminada para a horta e a pesca perdem o sustento.

Mas até que ponto, temos de aceitar a presença de empreendimentos predatórios na nossa vizinhança? Diante de contexto de injustiças socioambientais, você já parou para pensar sobre o “direito a dizer não”? E aplicar isso ao seu bairro, cidade, região, rio, solo ou patrimônios naturais, históricos e culturais?

No quinto episódio do Escut.A, o podcast do Lei.A, falamos da consolidação do direito coletivo a “dizer não” às decisões governamentais e de grandes empresas com métodos predatórios de operação. 

Você está na escuta? Então é só clicar aqui embaixo para entrar nessa com a gente:

No programa, você vai entender o conceito de áreas ou territórios livres, por exemplo, de mineração, de agrotóxicos ou da especulação imobiliária. Essas expressões estão sendo construídas no mundo inteiro – inclusive, em Minas Gerais – por pesquisadores, lideranças comunitárias, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, ambientalistas e  sindicatos de trabalhadores.  

O episódio conta diversos exemplos de soberania popular na decisão de permitir ou não a exploração dos recursos naturais de vários lugares ao redor do mundo.

É importante conhecer essas histórias para se inspirar nelas e saber que é possível! 

Para contribuir com essa reflexão tão importante, entrevistamos Jean Carlos Martins, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), e Luis Ventura, integrante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Os dois colaboraram para um entendimento amplo sobre o conceito de áreas livres, trazendo olhares de quem vive na prática essa luta. 

Escut.A

O Escut.A é mais um produto de Comunicação Ambiental criado por nós, do Lei.A, dentro do projeto aprovado pela Plataforma Semente e apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A cada episódio, tratamos de temáticas ambientais de forma didática, leve e sem termos rebuscados. Eles são sempre divididos em três blocos, seguindo a metodologia criada no Lei.A do #conheça, #monitore e #aja.

Escute nossos outros programas! Para sempre ser avisado sobre a chegada de um novo episódio, basta você cadastrar o nosso número de Whatsapp e mandar uma mensagem com seu nome. Assim, você nunca vai ficar sem escutar e ainda recebe nossos conteúdos em primeira mão.

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *