De olho na Assembleia – de 04 a 08/12

Confira o balanço dos projetos de lei ambientais avaliados nesta semana na Assembleia:

Quinta-feira, dia 7

A Comissão de Agropecuária e Indústria e a Comissão de Segurança Pública realizaram uma reunião conjunta para debater o projeto de lei 3562/2016, que dispõe sobre a mediação de conflitos coletivos socioambientais e fundiários rurais e urbanos. Também foi realizada uma audiência pública, que contou com representantes da Secretaria do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus-MG) e do Sindicato Rural de Governador Valadares.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico iria analisar o projeto de lei 3676/2016, sobre o licenciamento ambiental e a fiscalização de barragens de rejeito em Minas Gerais. A reunião foi encerrada por falta de quórum.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária iria analisar o projeto de lei 3312/2016, que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens e Outros Empreendimentos. O projeto é de autoria do governador Fernando Pimentel e já foi analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. A análise foi retirada da pauta por determinação do presidente da comissão por não cumprir pressupostos regimentais.

Quarta-feira, dia 6

Foto: Lei.A

 

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável ao projeto de lei 3104, que cria a “Semana Estadual de Prevenção, Conscientização e Combate a Acidentes em Barragens e em Memória de Suas Vítimas”. Entre outras medidas, a proposta obriga que o Governo de Minas apresente um relatório anual sobre as implicações e os impactos remanescentes de cada tragédia por um prazo mínimo de dez anos contados a partir do dia de cada rompimento de barragem em Minas Gerais. A data escolhida para o início da semana estadual é 5 de novembro, dia do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana. O projeto segue agora para avaliação da Comissão de Segurança Pública.  Veja aqui a íntegra do parecer: https://goo.gl/NJyD6z

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária iria analisar o projeto de lei 4737, da autoria do governador Fernando Pimentel e que dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Minas. A análise do projeto foi retirada da pauta por determinação do presidente da comissão, por não cumprir pressupostos regimentais.

A Comissão de Constituição e Justiça analisou o projeto de lei 1756/2015, da autoria do deputado Anselmo José Domingos, que institui o programa Minas de Bem com a Natureza.  Os deputados aprovaram o parecer pela antijuridicidade, inconstitucionalidade e ilegalidade do projeto.

Foi aprovado em primeiro turno pelo plenário da Assembleia Legislativa o projeto de lei 787. A proposta transforma a Estação Ecológica Estadual de Sagarana em um parque estadual, o que permite que a unidade de conservação possa receber visitantes. A área é de 2.340 hectares. O projeto segue agora para votação em segundo turno por todos os deputados estaduais.

 

Terça-feira, dia 5

A Comissão de Administração Pública iria analisar o projeto de lei 4737, que dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Minas. A análise do projeto foi retirada da pauta por determinação do presidente da comissão, por não cumprir pressupostos regimentais.

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *