Mineradora se ancora em decisão judicial liminar e causa transtornos no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Conselho Consultivo da unidade de conservação se posiciona contra o trânsito de caminhões pesados da mineradora nas estradas do Parque
Após mobilização da sociedade civil, Justiça acata pedido do MPF e do MPMG e proíbe caminhões pesados na estrada do Parque
A tentativa de legalização de mineração no entorno imediato do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, situado nas divisas dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e tem como principal objetivo a proteção de mananciais, ganhou novo capítulo. Nós, do Lei.A, acompanhamos há quase três anos o impasse gerado pela Mineração Geral do Brasil S.A. (MGB) que, para cumprir a obrigação legal de realizar o descomissionamento/descaracterização da barragem e recuperar a área degradada, quer se beneficiar economicamente fazendo uso do Parque, uma unidade de conservação da natureza.
Lei aqui o conteúdo preparado pelo Lei.A, em 2020: “Parque do Rola-Moça ameaçado por mineração rejeitada até por quem abre as porteiras para a boiada”

#conheça
Sob a alegação de morosidade do estado de Minas Gerais para dar andamento ao processo de licenciamento ambiental e de necessidade de cumprimento da lei e de acordo judicial, no ano passado, a MGB solicitou na justiça autorização para realizar intervenção na barragem existente na Mina Casa Branca, em Brumadinho.
Fundamentado em parecer técnico da Agência Nacional de Mineração (ANM), que atestava a viabilidade da imediata intervenção, o juiz acatou o pedido da MGB autorizando a descaracterização da barragem e o transporte dos rejeitos para um local devidamente licenciado.
#monitore
Cumprir a lei usando de ilegalidades?
E é exatamente esse transporte, iniciado há menos de três semanas, que vem sendo questionado por entidades ambientalistas e pelo Conselho Consultivo do Parque.
Na autorização judicial e tampouco no pedido feito pela empresa não estava noticiado que esse transporte seria feito em estrada localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Ou seja, não foi levado ao juiz o fato de que o único acesso existente à barragem é uma estrada sinuosa, estreita, sem acostamento, por onde transitam pessoas e animais, e que faz a ligação entre o distrito de Casa Branca, em Brumadinho, e o bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.
Desde que perceberam o início das movimentações estranhas, os moradores da região e integrantes de movimentos envolvidos com a defesa do meio ambiente como o Rola Moça Resiste deram início a uma série de registros e vigílias na área protegida. As imagens foram publicadas nas redes sociais e divulgadas em grupos de whatsapp para que a informação circulasse e pressionasse o poder público.
Confira aqui imagens feitas pelo Movimento Rola Moça Resiste
Em reunião realizada no dia 03 de maio de 2021, que teve a participação de integrantes do Movimento Rola Moça Resiste, de moradores do distrito de Casa Branca e do bairro Jardim Canadá, o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça aprovou uma moção (nome dado à manifestação do Conselho sobre determinado tema) contra o trânsito de veículos pesados na estrada do Parque.
Confira aqui a íntegra da Moção
De acordo com o Conselho, a estrada é incompatível com os veículos que transportam o material da mina, aumentando o risco de acidentes e atropelamento da fauna protegida pelo Parque. A forma realizada também desrespeita o Plano de Manejo que proíbe o tráfego de veículos pesados.
Por fim, o Conselho exige das autoridades competentes a imediata paralisação do trânsito desses veículos.
A reunião do Conselho que continuará a discussão sobre as atividades da mineradora está marcada para o dia 19 de maio.
Ministério Público pede providências
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais fizeram uma manifestação conjunta no processo solicitando ao juiz que determinasse que a empresa respeite o Plano de Manejo do Parque.
Juiz decide que está proibido o trânsito de veículos pesados no Parque
Após o pedido do Ministério Público, o juiz responsável pelo processo proferiu, no dia 12 de maio, decisão proibindo o trânsito de caminhões pesados nas estradas situadas no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.
A decisão judicial confirma aquilo que as entidades ambientalistas e o Conselho do Parque já denunciavam.
#aja
ACESSE O PROCESSO | O processo judicial que discute as atividades da empresa que quer usar o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça para escoar minério tem o nº 0015538-82.2012.4.01.3800. No entanto, o acesso aos documentos do processo só pode ser feito através do site www.trf1.jus.br por advogado(a) ou por quem tenha cadastro na Justiça Federal. Caso tenha interesse, compareça a uma das unidades da Justiça Federal de Minas Gerais, faça o seu cadastro e acompanhe o desenrolar do processo.
COMPARTILHE A INFORMAÇÃO | Compartilhe esse conteúdo para que as pessoas saibam que o Parque Estadual Serra do Rola-Moça está ameaçado.
FOTOGRAFE E FILME | Compartilhe fotos e vídeos da Serra do Rola-Moça nas redes sociais para que as pessoas conheçam a beleza e a importância desse lugar.
OCUPE O PARQUE | Quando as condições sanitárias permitirem, visite o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/198?task=view
APOIE | O Movimento Rola Moça Resiste luta pelo Parque e seu entorno. Acompanhe suas ações e publicações no instagram @rolamocaresiste.