Confira aqui a nossa agenda semanal de eventos relacionados à proteção do meio ambiente em Minas Gerais.
Quer estar junto de mais gente que luta pela natureza no Estado? Então escolha os temas de seu interesse e participe. Caso queira divulgar também o seu evento, entre em contato conosco pelo e-mail leia@leia.org.br ou marque sua atividade nos comentários.
12 de agosto
Reunião Extraordinária – CPI de Brumadinho
Local: Plenarinho IV (Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)
Horário: 14h30
Pauta: Ouvir, na condição de investigados, a Sra. Cristina Malheiros e os Srs. Cesar Grandchmap, Renzo Albieri e Artur Ribeiro Bastos para prestarem novos depoimentos à comissão, bem como os Srs. Denis Rafael Valentim, funcionário da Tüv Süd, e Marco Antônio Conegundes, funcionário da Vale S.A., também na qualidade de investigados, em atenção às decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça nos Habeas Corpus nºs 516.513 e 521.789.
13 de agosto
Reunião Extraordinária – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Local: Plenarinho III (Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)
Horário: 14h
14 de agosto
Audiência pública – Comissão de Minas e Energia
Pauta: Debater o descomissionamento das barragens de Gongo Soco, em Barão de Cocais, e B3/B4, em Macacos
Horário: 14h
Local: Plenarinho IV (Assembleia Legislativa de MG – BH/MG)
Marcha das Margaridas 2019
Realizada desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas promove a sua 6ª edição, contando com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos de mulheres representantes de vários segmentos: agricultoras familiares, mulheres do campo, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, trabalhadoras urbanas e muitos outros. A passeata acontece nesta quarta-feira, em Brasília, no Pavilhão Parque da Cidade -S/N 70390-10 – a partir das 6h.
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/290088928612575/?active_tab=about
15 e 16 de agosto
Seminário “Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações”
Pesquisadores, profissionais de órgãos governamentais (defesa civil, saúde e meio ambiente), movimentos sociais e representantes dos moradores das regiões afetadas se reúnem no seminário “Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações”. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, na Câmara Municipal de Brumadinho (R. José Rodrigues da Silva, 95 – São Conrado).
Nosso objetivo é reunir e integrar o conjunto de instituições públicas que atuam nos temas relacionados a catástrofes, bem como centros e núcleos de pesquisa com atuação sobre desastres relacionados à mineração, para realizar um balanço dos impactos, riscos e ações nos seis meses após o rompimento da barragem B1 da mineradora Vale S.A, no município de Brumadinho.
A expectativa é que, ao final do encontro, sejam apresentados subsídios para atuação dos diversos setores para a redução dos riscos desse desastre, assim como para melhor compreensão e investigações futuras.
O evento está sendo organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, contando com apoio das instituições que integram o Sistema Único de Saúde, como a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho.
Saiba mais: http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/6-meses-de-impactos-e-acoes-do-sus-pos-desastre-da-vale-s-a/