Confira aqui a nossa agenda quinzenal de eventos relacionados à proteção do meio ambiente em Minas Gerais.
Quer estar junto de mais gente que luta pela natureza no Estado? Então escolha os temas de seu interesse e participe. Caso queira divulgar também o seu evento, entre em contato conosco pelo e-mail leia@leia.org.br ou marque sua atividade nos comentários.
15 a 17 de abril
15 de abril
Reunião Extraordinária – Comissão Parlamentar de Inquérito da Barragem de Brumadinho
Ouvir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Mineração e a Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração no Estado sobre o rompimento da Barragem B1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019.
Horário: 14:30
Local: Plenarinho IV
Reunião Extraordinária – Comissão de Direitos Humanos
Debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades minerárias em Itabirito e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades.
Horário: 18:00
Local: Auditório
16 de abril
Reunião Ordinária – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Debater a situação das barragens de rejeitos, principalmente as construídas pelo método de alteamento à montante, com base nos laudos atuais de estabilidade de cada uma delas, a fim de que seja demonstrada a real situação dessas barragens, bem como a capacidade de resposta dos órgãos de segurança pública diante do risco iminente de rompimento de dezenas de barragens em nosso Estado.
Horário: 10:00
Local: Auditório
17 de abril
Reunião Ordinária – Comissão de Direitos Humanos
Debater a situação dos moradores de São Sebastião das Águas Claras, distrito conhecido como Macacos, no Município de Nova Lima, tendo em vista o alerta de instabilidade da Barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, da Mineradora Vale.
Horário: 15:30
Local: Auditório José Alencar
18 de abril
Curso à distância “Introdução a Planos de Manejo de Unidades de Conservação”
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove, a partir do dia 18, o curso de educação a distância (EaD) Introdução a Planos de Manejo de Unidades de Conservação. As inscrições seguem até o dia 17, com vagas limitadas. O curso é dirigido a consultores, gestores, estudantes e outros segmentos da sociedade interessados no tema. As aulas on-line começam dia 18.
Mais informações: http://bit.ly/2KHoq1R
30 de abril
O que é o CBH Velhas e qual é o papel de um subcomitê?
O CBH Velhas é órgão colegiado (como representações diversas e cujas decisões são tomadas em grupos) que promove a gestão das águas ao longo Bacia do Rio das Velhas visando o desenvolvimento sustentável. Ele se organiza através de subcomitês que promovem a discussão e tomam decisões sobre a governança das água nos diferentes territórios ao longo da bacia (a Moeda é um desses territórios). Periodicamente são feitas eleições dos membros dos subcomitês. Ao serem eleitos, estes são consultados em reuniões mensais sobre questões que evolvem o gerenciamento do uso das águas nesses locais.
Quem pode ser membro do subcomitê?
Sociedade: associações de moradores/ bairro/ comunitárias/ culturais, grupos de jovens, conselhos de desenvolvimento rural, entidades culturais, grupos religiosos, entidades privadas de ensino/pesquisa, organizações não governamentais (ONGs), etc.
Poder Público: órgãos públicos do poder municipal, estadual e federal, como secretarias e regionais municipais, instituições públicas de ensino/pesquisa, empresas/ companhias/ autarquias públicas, câmaras de vereadores, etc.
Usuários de água: empresas e condomínios passíveis de outorga, concessionárias de saneamento básico, associação de pescadores, produtores rurais que fazem uso da água por meio da captação superficial e/ou subterrânea, etc.
Como participar da eleição?
No dia 30/04/2019 o representante da instituição interessada deve comparecer com uma carta de indicação com os dados do titular e suplente que irão compor o subcomitê. Após a apresentação de todos os interessados, são eleitos os membros e coordenadores de cada segmento. Os membros do subcomitê são voluntários e devem ter disponibilidade e interesse para participar de 1 reunião mensal que ocorre nos municípios da UTE.
Visita – Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Local: Escola Municipal Rubem Costa Lima Rua Dona Maria da Glória, 580 São Sebastião das Águas Claras Nova Lima – MG – Município de Nova Lima
Horário: 9h
Pauta:Verificar as condições de segurança das instalações e dos alunos e trabalhadores da Escola Municipal Rubem Costa, de São Sebastião das Águas Claras, que está localizada em área de risco, por conta da Barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, da mineradora Vale.